Fotos: @palaciodasartespg
Evento acontece de 25 a 31 de maio em diversos pontos da Cidade O resgate e a difusão dos costumes e tradições dos povos caiçaras são o tema principal da 6ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande, evento que acontece anualmente de 25 a 31 de maio em diversos pontos da Cidade. As atrações são todas gratuitas e reúnem apresentações musicais, teatrais, oficinas, exposições, feira de artesanato e ações educativas sobre o tema.
A exposição "Vida Caiçara", está em cartaz desde o dia 12 de maio, na Galeria Nilton Zanotti. A mostra reúne 40 fotografias da Ilha Diana, comunidade caiçara localizada na área continental de Santos, produzidas pelo grupo ISO Santista. Além das fotografias, a exposição conta com um espaço interativo, onde o visitante pode participar por meio de ações sensoriais.
No próximo dia 25 às 17 horas, acontece a abertura oficial do evento no Museu da Cidade, que recebe a exposição "Caiçara: Arte, Pesca e Mar", em parceria com o Museu de Pesca de Santos. Haverá também uma apresentação dos alunos de musicalização das oficinas culturais do Porto das Artes.
A programação segue no Museu da Cidade no dia 26 a partir das 15 horas, com ações educativas para a criançada, reunindo contação de histórias, oficina de ciranda e intervenção artística.
No sábado, domingo, segunda e terça (27, 28, 29 e 30), as atividades são externas, na Praça Duque de Caxias e Portinho. A partir das 14 horas do sábado, o público poderá curtir a apresentação do grupo Chorões do Palácio e muita música tradicional caiçara (fandango) com o grupo Raízes da Juréia, além de jogos e brincadeiras infantis.
O Portinho será o palco das atrações do domingo, recebendo a Feira de Artesanato Itinerante, oficina de fotografia, passeio de barco, apresentações musicais e teatrais, a partir das 8h30.
No dia 29, acontece uma oficina de arte caiçara na biblioteca Porto do Saber do Bairro Samambaia, ministrada pela arte educadora Lourdes Marszoleck. A cozinha experimental da Secretaria de Assistência Social (SEAS) recebe a chef Yasmim Muntaner no dia 30, às 19 horas, que vai preparar um prato tipicamente caiçara: camarão com chuchu e farofa de ananás.
O encerramento da 6ª Semana da Cultura Caiçara está marcado para dia 31 às 19 horas, com a exposição das fotografias produzidas na oficina ministrada no Portinho e uma apresentação de Ciranda, com o professor Emerson Berti, na Galeria Nilton Zanotti.
O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, comenta a importância do evento para a Cidade. "Esse resgate dos costumes e modo de vida do caiçara é importante porque essas tradições foram passadas de geração para geração. Alguns costumes foram mantidos até os dias de hoje, mas o público mais jovem muitas vezes não sabe. Nosso objetivo é apresentar essa cultura, relacionando com costumes atuais".
Confira a programação completa:
Dia 25/05 – Quinta Feira: 17 horas
Museu da Cidade
Abertura da exposição "Caiçara: Arte, Pesca e Mar"
Apresentação de Musicalização dos alunos do Porto das Artes
Dia 26/05 – Sexta Feira: 15 horas
Apresentação Contos Caiçara
Ação Educativa – Profª Fernanda Yanuzi – Aula de Dança com Intervenção Artística.
Oficina de ciranda
Dia 27/05 – Sábado: das 14h às 20h
Praça Duque de Caxias
Atividades com jogos e brincadeiras caiçara – Profº Marcela Renata
Chorões do Palácio
Espetáculo Lendas Caiçara
Apresentação Musical- Raízes da Juréia (Fandango)
Dia 28/05 – Domingo: a partir das 8 horas
Portinho
Feira de Artesanato Itinerante
Passeio de Barco – retirada dos ingressos a partir das 10h; passeio a partir das 11h às 16h
Oficina Fotografia – Bruno Scarpa – 08h30
Grupo MPBossa
Grupo Reggae Alegria
Cirandeiras de Praia Grande e Cena Vida de Pescador
Apresentação Musical – Ana Brasil
Dia 29/05 – Segunda Feira: 15 horas
Porto do Saber Samambaia
Oficina caiçara com Lourdes Marszolek