Coro da Osesp se apresenta no Instituto Tomie Ohtake dentro do projeto Coro na Capital

Escrito em 28/04/2023
Erica Costa


Foto:  Ricardo Miyada

Sob o comando de seu Maestro Preparador, William Coelho, corpo artístico faz recital com entrada gratuita no próximo dia 29 de abril, às 11h


O Coro da Osesp, regido por seu Maestro Preparador, William Coelho, se apresenta no próximo sábado, dia 29 de abril, às 11h, no Instituto Tomie Ohtake, em mais uma edição da série Coro na Capital. Este projeto de itinerância, cuja edição mais recente aconteceu no segundo semestre de 2022 em cinco locais de São Paulo, tem como objetivo mostrar um pouco do que é produzido e apresentado na Sala São Paulo a novos públicos, em espaços distribuídos pela cidade. Outras três apresentações do projeto acontecerão no mês de agosto, em três locais diferentes.

O programa do recital percorre o repertório coral mundial com obras de nomes como os britânicos Edward Elgar (Lux Aeterna) e Benjamin Britten (Five Flower Songs), os franceses Camille Saint-Saëns (Les Fleurs e les Arbres) e Maurice Ravel (Ma Mère l'Oye: Le Jardin Féerique), e o alemão Johannes Brahms (In Stiller Nacht), entre outros compositores. A apresentação é gratuita e a entrada ocorre a partir de 30 minutos antes do início, limitada à capacidade máxima de 100 lugares.


Coro da Osesp

Criado em 1994 e atualmente reconhecido como referência em música vocal no Brasil, o Coro da Osesp aborda diferentes períodos e estilos, com ênfase nos séculos XX e XXI e nas criações de compositores brasileiros. Gravou álbuns pelo Selo Osesp Digital, Biscoito Fino e Naxos. Entre 1995 e 2015, teve Naomi Munakata como Coordenadora e Regente. De 2017 a 2019, a italiana Valentina Peleggi assumiu a regência do Coro, tendo William Coelho como Maestro Preparador – posição que ele mantém desde então. Em 2020, o Coro se apresentou no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, sob regência de Marin Alsop, repetindo o feito em 2021, em filme musical (virtual) com participação de Yo-Yo Ma e de vários outros artistas, de sete países. Em outubro de 2022 realizou dois concertos com a Osesp nos Estados Unidos, o último deles no emblemático Carnegie Hall, em Nova York.


William Coelho

É Maestro Preparador do Coro da Osesp desde 2019. Doutor em Musicologia e Bacharel em regência pela USP, foi Regente Assistente do Coral e da Orquestra de Câmara da ECA-USP, professor de Regência Coral da Pós-graduação da Faculdade Paulista de Artes e da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor de Canto Coral da UNESP e Professor Convidado da Academia de Regência da Osesp. É Regente Titular da Eos Música Antiga USP, orquestra especializada no repertório dos séculos XVII e XVIII, e Regente Convidado da Orquestra Sinfônica da USP e da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Em 2020 regeu o Coro da Osesp no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.



Foto:  Ricardo Miyada

PROGRAMA

CORO NA CAPITAL: CORO DA OSESP E WILLIAM COELHO

CORO DA OSESP
WILLIAM COELHO regente

Josef RHEINBERGER | Drei Geistliche Gesänge, Op.69 [Excertos]
Edward ELGAR | Lux Aeterna [Arranjo de John Cameron para Nimrod]
Anônimo | I Love My Love, Op.36 nº 5 [Arranjo de Gustav Holst]
Camille SAINT-SAËNS | Les Fleurs et les Arbres, Op.68 nº 2
Benjamin BRITTEN | Five Flower Songs, Op.47
Maurice RAVEL | Ma Mère l'Oye: Le Jardin Féerique [Arranjo de Thierry Machuel]
Johannes BRAHMS | In Stiller Nacht, WoO 34 nº 8
Eric WHITACRE | Water Night
Kim Andre ARNESEN | Lovely is the Dark Blue Sky


SERVIÇO

29 de abril, sábado, às 11h00
Instituto Tomie Ohtake | Rua Coropés, 88, Pinheiros
Taxa de ocupação limite: 100 lugares

Mais informações em (11) 3367-9500 (Fundação Osesp) ou no site da Osesp.

A Sala São Paulo é um equipamento do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerenciada pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.

Fonte: Martim Pelisson 

Na Litoral Santista FM você fica por dentro de tudo que acontece no mundo da música!