Kaos' leva 4 mil alunos e professores de Cubatão ao teatro: é o projeto 'A Escola vai ao teatro

Escrito em 04/05/2023
Erica Costa


Texto e foto: Divulgação Teatro do Kaos

De 4 a 19 de maio será encenada a obra 'Dom Quixote', com sessões extras abertas ao público em geral. Esta é a 3ª edição do projeto


A famosa história criada por Miguel de Cervantes recebeu uma nova roupagem e vai invadir o imaginário de pelo menos 4 mil alunos e professores de Cubatão. 'Dom Quixote' será encenada neste mês de maio no Teatro do Kaos (Pça. Coronel Joaquim Montenegro, 34, Largo do Sapo). A 3ª edição do projeto 'A Escola vai ao teatro' tem início nesta quinta-feira (4), às 9h, com apresentação gratuita para 200 alunos de escolas públicas de Cubatão.

As apresentações seguem diariamente até o dia 19 de maio sempre em três sessões diárias (dias úteis): às 9h, 13h30 e 19h30, contemplando inclusive os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O translado da escola até o teatro também está incluído no projeto.

"A ideia é que o Teatro do Kaos encene, a cada ano, um clássico da literatura mundial para alunos e educadores. Formação de público e mensagens importantes para o ser humano são critérios fundamentais para a construção desse projeto", afirma Lourimar Vieira, idealizador do projeto, ator e produtor Teatro do Kaos.

Este ano, a peça encenada é 'Dom Quixote'. A dramaturgia é de Cícero Gilmar Lopes e direção de Fabiano di Melo. De forma lúdica e bem humorada, é uma livre adaptação da obra de Cervantes, datada de 1.606, que nunca perde a contemporaneidade. O espetáculo conta as desventuras de um homem de meia-idade que resolve tornar-se um cavaleiro andante. Ele abandona a vida ordinária, passa a usar capa e armadura, empunha a espada e com o precioso apoio de seu amigo e escudeiro Sancho Pança, viaja em desvairadas aventuras, apostando no sonho, na justiça e no amor.

Também haverá sessões gratuitas de 'Dom Quixote' para a comunidade nos dias 6, 7, 13 e 14 de maio (fins de semana) às 20h. A classificação indicativa é livre. O projeto 'A Escola vai ao Teatro 3' é realizado pelo Teatro do Kaos e tem patrocínio da Usiminas por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, Governo Federal. Apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Educação e Cultura. Esta é a terceira edição do projeto. Pelo menos 8 mil estudantes já compareceram ao Teatro do Kaos nos últimos anos. Em 2022 foi apresentada a peça 'A revolução dos bichos' e em 2021, 'O Pequeno príncipe'.

Ficha Técnica:
Livremente inspirada na obra de Miguel de Cervantes
Dramaturgia: Cícero Gilmar Lopes
Direção, sonoplastia, cenografia: Fabiano Di Melo
Direção de Produção: Lourimar Vieira
Iluminação:  Thiago Varella
Criação Musical: Marcozzi
Cenotécnico: Daniel Meirelles/Fabiano Di Melo
Figurinos: Douglas Lima
Confecção de Figurinos: Dudu
Maquiagem: Levi Tavares
Designer Gráfico: Levi Tavares
Atores/criadores: Luiz Guilherme, Mariana Nunes, Jade Oliver e Rafael Almeida
Ator Músico: Marcozzi
Orientação Musical: Marcozzi
Realização: Teatro do Kaos
Patrocínio: Usiminas via Lei Rouanet – Ministério da Cultura, Governo Federal.

Fonte: Prefeitura de Cubatão