Alunos da rede municipal de ensino de Cubatão participam do Caravana das Artes e do Esporte

Escrito em 04/05/2023
Erica Costa


São diversas atividades para as crianças além de cursos para professores da rede


Pelo menos 1.800 crianças da rede municipal de ensino participam da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes. As atividades começaram nesta quarta-feira (3) e vão até sexta (5), no Poliesportivo Roberto Dick.

São três dias de brincadeiras, jogos esportivos e atividades artísticas em tendas de música e dança e em oito miniestações esportivas em uma arena, com foco na educação e na inclusão por meio do esporte e da arte. "Nosso objetivo é mostrar que todos são capazes de realizar uma atividade – cantar, jogar futebol, acertar uma cesta", comentou o coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, Alexandre Arena.

Além disso, 100 professores e gestores municipais participam de dois cursos de formação: Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte. A tenda das Artes recebeu hoje especialistas para palestras de formação sobre Neurodiversidade: esporte e arte para a inclusão de crianças neuroatípicas, ministradas pela psicóloga Gabrielly Lima e pela diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes Adriana Saldanha.



Fotos: Gerson Guimarães/Secom

"Estou muito emocionada de poder participar desse projeto, de ter a oportunidade de compartilhar essa experiência", declarou a auxiliar-técnica da Seleção Brasileira Feminina sub-20 de futebol, Bia Vaz, que participa do projeto pela segunda vez proporcionando atividades às crianças.


Fotos: Gerson Guimarães/Secom

O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.


"Em tempos em que as crianças estão imersas em tecnologia é de extrema importância esse contato com área verde, com atividades lúdicas e sensoriais", ressaltou o secretário-adjunto de Educação Guilherme Amaral.


Fotos: Gerson Guimarães/Secom

Representando o prefeito Ademário Oliveira e o secretário de Governo César Nascimento, a chefe de gabinete Renata Almeida também exaltou a importância do evento.


"É um cuidado que a Administração Municipal tem para que todos os secretários tenham atenção para com as crianças do município. Após a pandemia e os reflexos negativos, é uma ótima oportunidade para reverter esses tempos difíceis".


Fotos: Gerson Guimarães/Secom

Realizadas pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga, em parceria com o Unicef, os projetos levam gratuitamente a municípios do interior do Brasil metodologias que visam a qualificar a prática esportiva e garantir o acesso das crianças a diferentes linguagens artísticas nas escolas. Artistas e atletas convidados pelos projetos acompanham voluntariamente as ações e emprestam sua experiência e seu exemplo para valorização da arte e do esporte na educação.

Sobre as Caravanas – A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de educação realizados pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga, com apoio do Unicef, que viajam o Brasil desde 2005 levando as metodologias Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte para atendimento direto de crianças e formação continuada de educadores e gestores públicos.

A Caravana das Artes tem patrocínio das empresas Otis, EDP, Vale e Ultra por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal. A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas Mastercard e Vale por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte – Governo Federal.

Confira a programação:

3 a 5/5 | 8h às 17h
Local: Poliesportivo de Cubatão 'Professor Roberto Dick' – Rua Bernardo Pinto, 188 – Vila Paulista – Tenda da Caravana das Artes

– Atividades de esporte e artes para crianças da rede de ensino

– Cursos de formação para professores e profissionais da Educação, Esportes, Cultura da Prefeitura de Cubatão
– Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte

5/5 | 16h30 – Encerramento das Caravanas – Local: Tenda das Artes – Arena Caravana – Local –
Poliesportivo Professor Roberto Dick.

Por: Marisol de Andrade – Secom/Cubatão, com informações da Caravana do Esporte e Caravana das Artes