JÃO É DESTAQUE DE SETEMBRO DA REVISTA 29HORAS EDIÇÃO AEROPORTO DE CONGONHAS

Escrito em 03/09/2023
Erica Costa - Música 360


"Acho que o frio na barriga se transformou em ansiedade e empolgação de querer muito fazer o show e estar ali", diz Jão sobre o The Town

Headliner do Festival The Town, que movimenta São Paulo este mês, o cantor e compositor bate recordes com o lançamento de seu novo álbum e com o sucesso de bilheteria em sua "Superturnê", programada para 2024
 


Setembro de 2023 – São 8,5 milhões streams em 24 horas, mais de 120 mil pessoas ouvindo simultaneamente nos primeiros 30 minutos de lançamento e 1 milhão de reproduções em menos de uma hora. Esses superlativos levaram o disco "Super", do cantor e compositor Jão, a ser qualificado como a maior estreia de um álbum na história do Spotify no Brasil. Para falar sobre esses números, sobre esse sucesso todo num curto tempo de carreira – apenas 5 anos! –, sobre a aguardada "Superturnê", Grammy Latino e The Town, entre tantos outros assuntos, Jão é destaque da Revista 29HORAS Edição Aeroporto de Congonhas/SP do mês de setembro. 

Natural de Américo Brasiliense, pequena cidade da região de Araraquara/SP, João Vitor sempre foi atraído pela música. Fã de Marisa Monte e Cazuza, ele decidiu que seu caminho também seria nos palcos. Na adolescência, começou a produzir, compor e aprender instrumentos e, aos 17 anos, mudou-se para a capital paulista para fazer faculdade de Publicidade e Propaganda. Cantou em barzinhos e karaokês, mas o reconhecimento de seu talento musical começou a ser mais reconhecido quando ele postou vídeos de covers no YouTube.


"Antes de lançar meu primeiro disco, meu repertório era uma grande salada, porque queria mostrar várias partes de mim: que conhecia clássicos como "Your Song" e "Rocket Man", do Elton John, que era popular e sabia cantar Marília Mendonça, e no meio disso tudo eu ainda incluía um Los Hermanos, para mostrar um sentimentalismo que me norteia", confessa o cantor.

Agora, aos 28 anos, aclamado como Jão, completa:


"Todos esses artistas me influenciam e gosto muito do que eles fizeram e fazem para a música. Também sou apaixonado por Cazuza e Marisa Monte desde pequeno, são verdadeiras referências para mim. Hoje, tenho um lugar junto com quem me acompanha, nos meus shows, e trago mais segurança comigo mesmo, com a minha arte e a minha forma de expressão".

E que segurança. Nova sensação do pop brasileiro, Jão rodará, em 2024, 14 cidades do Brasil com a aguardada "Superturnê" – uma parceria com a produtora 30e, que trará ao público um verdadeiro espetáculo com experiências e cenografias. Com previsão de faturamento de R$ 100 milhões, a turnê promete ser um marco na carreira do artista. 

O primeiro show, agendado para 20 de janeiro no Allianz Parque, em São Paulo, teve os 50 mil ingressos esgotados em apenas cinco horas. Nesses cinco anos, Jão lançou quatro álbuns. Em 2022, foi indicado ao Grammy Latino, venceu a categoria 'Álbum do Ano' no MTV Music Awards com o "Pirata", recebeu seis indicações ao Prêmio Multishow e se apresentou nos festivais Lollapalooza Brasil e Rock in Rio.

Em entrevista à 29HORAS, o jovem artista divide seus sentimentos sobre esse momento e antecipa detalhes de seus próximos shows pelo país – como a sua participação no festival The Town, nos próximos dias. Confira os principais trechos à edição do Aeroporto de Congonhas/SP da revista, clicando aqui.

A Revista 29HORAS Edição Santos Dumont deste mês – que traz na reportagem de capa entrevista com a cantora e compositora Bebel Gilberto – está também disponível para retirada gratuita nas salas de embarque e desembarque do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro/RJ. Confira clicando Revista 29HORAS.

Fonte: Casa do Bom Conteúdo